Certificação Energética

Saiba o que é a Certificação Energética

A Certificação Energética de Edifícios em Portugal é consequência direta de uma Diretiva Comunitária no sentido de reduzir o consumo de energia nos edifícios, daí a certificação energética dos mesmos. Efetivamente, na Europa, o setor dos edifícios é responsável pelo consumo de aproximadamente 40% de toda a energia. Porém, é sabido que mais de 50% deste consumo pode ser reduzido através de corretas medidas de eficiência energética, o que pode representar uma redução anual de 400 milhões de toneladas de CO2, o que representa, aproximadamente, a totalidade do compromisso da UE no âmbito do Protocolo de Quioto, pelo que, iniciativas como a emissão de certificados energéticos revelam-se absolutamente fulcrais.

Por forma a aumentar a eficiência energética dos edifícios, os Estados-Membros têm vindo a promover um conjunto de medidas com vista a promover a melhoria do desempenho energético e das condições de conforto dos edifícios. É neste contexto que surge a Diretiva nº 2002/91/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Dezembro, relativa ao desempenho energético dos edifícios e, consequentemente, a certificação energética, bem como a etiqueta energética associada a um certificado energético.

Peça uma cotação para o seu Certificado Energético

Se procura um conceito de Certificação Energética a Preços Competitivos consulte-nos sem qualquer compromisso enviando um e-mail para info@certificado-energetico.com.pt. Caso pretenda efetuar a certificação energética do seu imóvel a um preço bastante competitivo, em vários concelhos dos distritos do PORTO, AVEIRO, LISBOA, SETÚBAL, FARO e ilha da MADEIRA, poderá também entrar em contacto connosco para o 220 924 484 ou 211 450 078.

Todos os esclarecimentos acerca da Certificação Energética são prestados diretamente por Peritos Qualificados da rede RCE - Rede de Certificação Energética, logo sem erros grosseiros de análise de cada caso concreto, inclusive a possibilidade de isenção de certificado energético.

Certificação Energética a Preços Competitivos e com a garantia absoluta de que todo o processo de Certificação Energética será desenvolvido por um Perito Qualificado através da rede RCE - Rede de Certificação Energética, isto é, desde a fase da consulta, à adjudicação, à vistoria, aos cálculos e, por fim, à emissão do certificado energético. Sempre com o máximo rigor mas com o mínimo preço.

Declarações sobre o processo de certificação energética

Face à sua importância reproduzimos aqui a comunicação da ADENE dirigida aos Peritos Qualificados em 27-10-2014 relativa às declarações sobre o processo de certificação: "A ADENE, enquanto entidade gestora do SCE, teve conhecimento de algumas iniciativas que visam a elaboração, por PQ, de declarações que demonstrem que determinado edifício ou fração se encontra em processo de certificação. Tais declarações são posteriormente usadas, em grande medida, como suposto suporte ao cumprimento do dever previsto na subalínea i), da alínea f), do n.º 1 do artigo 14.º do Decreto-Lei n.º 118/2013, de 20 de agosto, relativo à obrigatoriedade de indicação da classe energética em anúncios de imóveis. Neste contexto, a presente comunicação tem como principal objetivo alertar o PQ para o facto de que a disponibilização de um anúncio de um imóvel nestas circunstâncias, sem indicação da classe energética, constitui um incumprimento por parte do proprietário e mediadores (nas situações aplicáveis). Assim, e como salvaguarda do PQ, enquanto entidade com especial relevância em todo o processo de certificação energética dos edifícios, recomenda-se que, sendo confrontado com tal pedido, informe o requerente que tal declaração não observa o disposto no referido artigo 14.º, não podendo ser emitida sem a ressalva de que não é dispensada a indicação da classe energética do edifício para efeitos de publicação de anúncios com vista à venda ou locação do imóvel e que, apenas informação proveniente de certificados registados no portal e acessíveis ao público, via portal SCE, é considerada válida."

PORTO, AVEIRO, LISBOA, SETÚBAL, ALGARVE e ilha da MADEIRA

Concelhos dos distritos do PORTO e AVEIRO: Gondomar, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Porto, Valongo, Vila Nova de Gaia, Trofa, Águeda, Albergaria-a-Velha, Arouca, Aveiro, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira de Azeméis, Ovar, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Sever do Vouga, Vagos e Vale de Cambra.

Concelhos dos distritos de LISBOA e SETÚBAL: Lisboa, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Amadora, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos, Almada, Barreiro, Seixal, Moita, Alcochete, Montijo, Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Concelhos do distrito de FARO: Albufeira, Alcoutim, Castro Marim, Faro, Lagoa, Loulé, Olhão, Portimão, Quarteira, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila Real de Santo António, Aljezur, Vila do Bispo, Lagos e Monchique.

Concelhos da MADEIRA: Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico, Ribeira Brava, Ponta do Sol, Calheta, Porto Moniz, São Vicente, Santana e ilha de Porto Santo.

Por forma a que seja possível assinar a declaração relativa ao processo de certificação energética ao abrigo do disposto no ponto 3.2 do Anexo I da Portaria 349-A/2013 de 29 de novembro, no dia da vistoria deverá estar presente o proprietário do imóvel ou declarante.

Para a emissão de certificados energéticos em vários concelhos dos distritos do PORTO, AVEIRO, LISBOA, SETÚBAL, FARO e ilha da MADEIRA poderá entrar em contacto com a rede RCE - Rede de Certificação Energética para:

Zonas Norte e Centro - 220 924 484
Distritos do Porto e Aveiro

Zona Sul e Madeira - 211 450 078
Distritos de Lisboa, Setúbal, Faro e ilha da Madeira

info@certificado-energetico.com.pt

Certificados Energéticos a Preços Competitivos.