Certificado Energético

Certicados de Energia, o que são

O certificado energético, emitido por um Perito Qualificado acreditado pela ADENE – Agência para a Energia, possui, atualmente, uma escala que varia entre A+ e F, isto é, de mais eficiente a menos eficiente. Inclui ainda medidas de melhoria que visam não só a eficiência energética mas também, e muito importante, a saúde e o conforto dos ocupantes por exemplo no que diz respeito à ventilação por forma a minimizar o risco de condensações e o desenvolvimento de fungos e bolores.

Obrigatoriedade do certificado energético

O certificado energético é obrigatório desde a fase em que um imóvel é anunciado para venda ou arrendamento sendo necessário a divulgação da classe energética do mesmo. Esta responsabilidade cabe ao proprietário sendo que, na eventual situação de aplicação de coimas, a imobiliária é coresponsabilizada caso tenha procedido ao anúncio de determinado imóvel sem a obrigatória divulgação da classe energética do mesmo. Além disso o certificado energético é obrigatório no ato da escritura de venda e o seu número deverá constar nos contratos de arrendamento.

O certificado energético como documento importante para candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética

O certificado energético pode também ser um documento importante no acesso a apoios para a reabilitação de imóveis como é o caso do Fundo de Eficiência Energética (FEE) que regularmente lança avisos específicos para variadas possibilidades de intervenção como por exemplo: instalação de janelas eficientes ClassE+, aplicação de isolamentos térmicos, instalação de sistemas solares, etc..

Os certificados energéticos apenas podem ser emitidos por Peritos Qualificados

O certificado energético é muito mais do que uma etiqueta energética uma vez que possui informação técnica acerca das necessidades de aquecimento e arrefecimento do imóvel permitindo ao consumidor aferir se a casa será ou não demasiado fria no inverno ou se existirão problemas de sobreaquecimento no verão. Em caso de dúvidas o consumidor deverá sempre solicitar ajuda ao Perito Qualificado que procedeu à emissão do certificado energético no sentido do mesmo auxiliar na interpretação de tão importante documento.

Para a emissão de certificados energéticos em vários concelhos dos distritos do PORTO, AVEIRO, LISBOA, SETÚBAL, FARO e ilha da MADEIRA poderá entrar em contacto com a rede RCE - Rede de Certificação Energética para:

Zonas Norte e Centro - 220 924 484
Distritos do Porto e Aveiro

Zona Sul e Madeira - 211 450 078
Distritos de Lisboa, Setúbal, Faro e ilha da Madeira

info@certificado-energetico.com.pt

Certificados Energéticos a Preços Competitivos.